domingo , dezembro 10 2017
Home / Para grávidas / Estou grávida e preciso emagrecer: qual dieta saudável seguir?

Estou grávida e preciso emagrecer: qual dieta saudável seguir?

Quando uma mulher descobre que está grávida, várias preocupações acabam surgindo em relação ao seu próprio corpo e a saúde do bebê. Esse período é extremamente delicado e requer total atenção, principalmente, em relação à adoção de uma dieta saudável para ter uma boa qualidade de vida. 

 Um erro muito comum, que grande parte das futuras mamães acaba cometendo, é aproveitar essa fase para comer tudo o que tem vontade, sem restrições e horários. Apesar de ser um período em que é preciso se alimentar para sustentar dois seres, toda cautela e cuidado são necessários. 

Ao não estabelecer limites e refeições regradas durante uma gravidez, a mãe corre risco de desenvolver algumas doenças e ainda prejudicar o bom desenvolvimento do feto. Por isso, contar com o acompanhamento nutricional nessa fase é extremamente importante para evitar problemas futuros. 

Dessa maneira, se você está grávida e precisa emagrecer durante esse período, continue acompanhando este artigo e conheça todas as dicas que as futuras mamães devem saber a respeito de uma dieta saudável para ter mais qualidade de vida com o seu bebê. 

A dieta saudável recomendada para o período da gravidez

A gravidez é um misto de sensações, que podem trazer muitas alegrias e ao mesmo tempo preocupação. Logo que uma mulher descobre que está grávida, o primeiro passo é recorrer ao médico para fazer os exames e buscar orientação, assim, o mesmo deve ser feito para ter uma dieta saudável. 

Muitas mulheres se preocupam demasiadamente com o ganho de peso durante a sua gestação, sendo que engordar nesse período é muito relativo ao tipo físico de cada uma, algumas ganham de 20 a 30 quilos, enquanto outras engordam apenas o peso do bebê. 

Para começar a desmistificar algumas opiniões, a atividade física é uma delas. Quando se está grávida não é preciso parar com os exercícios, basta apenas adaptá-los para a sua realidade atual e contar com a presença de um profissional especializado nessa área, assim, você continuará em movimento. 

Já em relação à alimentação, existem alguns alimentos oferecem mais benefícios do que outros, certos hábitos que podem ajudam a controlar os impulsos e ainda contribuir para manter a forma nesse período, confira: 

  • Ingestão de ovos: esse tipo de alimento é muito recomendado por ser fonte de proteínas e vitaminas D e B12, que são altamente nutritivas. Além disso, o seu preparo é muito fácil e rápido, porém, recomenda-se que os ovos não sejam feitos fritos e, sim, cozidos. 
  • Alimentos derivados do leite: a ingestão de produtos lácteos, como o queijo, iogurte e o próprio leite são excelentes fontes de cálcio, desde que sejam consumidos com baixo teor de gordura.  
  • Oleaginosas: são ótimas opções para os lanches da manhã e da tarde ou quando não se tem muito tempo para preparar uma refeição. As frutas, pastas, amêndoas, avelãs e os amendoins contêm proteínas e gorduras que são consideradas boas para o organismo. 
  • Frutas: a gravidez exige da alimentação uma ingestão rica de vitaminas e também de fibras, para que o trato intestinal se mantenha em bom funcionamento e a mulher não tenha constipação. Por isso, todos os tipos de frutas são indicados e devem ser consumidos com frequência. 
  • Carnes, cereais e verduras: também é preciso que a mulher tenha uma dieta rica em ferro, que é a principal demanda do organismo. Por isso, nas refeições devem estar presentes os alimentos como carnes magras, cereais e verduras como o espinafre, evitando assim a anemia. 
  • Inchaço: o consumo de água e a diminuição do sal na comida irão ajudar a diminuir a retenção de líquido e impedir o inchaço, principalmente, nos últimos meses da gravidez. 
  • Se alimente de 3 em 3 horas e não pule as refeições, estabelecer uma rotina é importante para sua saúde a do bebê. Também fique atenta aos alimentos em que é alérgica e provocam mal estar, pois isso pode trazer maiores complicações. 

Adotando essas dicas e tendo um estilo de vida baseado em uma dieta saudável é possível ter uma gravidez tranquila, sem maiores estresses com a alimentação e curtir um momento que é único na vida de uma mulher. Procure também um médico e nutricionista para acompanhá-la nesse período. 

 

Sobre Bruno3

Veja também

Está sem tempo para comer de 3 em 3 horas? Saiba o que fazer

É muito comum ouvirmos sobre a importância de comer de 3 em 3 horas, entretanto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super